Página

segunda-feira, 8 de março de 2010

viver e aprender...

Vivendo e ...
Aprendendo.
Frase clichê que tem todo sentido.Nossos erros fazem parte do aprendizado.!Como demorei para entender isso.
A primeira vez que me deparei com a possibilidade do erro foi na primeira série.Odiava errar,e quando isso acontecia eu ficava mal.Não conseguia ver o lado bom.Com o tempo passei a usar isso a meu favor.Encaro um erro como uma tentativa que pode ser refeita.Tudo bem que tem certas coisas que não voltam, mesmo assim podemos reter algo dessa experiência.

A pior coisa de errar é ter a consciência de que você errou. Ará,não somos perfeitos,que triste!Essa consciência também pode ser chamada de verdade.Como é duro encará-la.

Como existe o livre arbítrio,essa coisinha complicada que nos foi ofertado por alguém muito brincalhão,podemos aceitar ou não a verdade,sendo ela a nossa ou a dos outros.Verdade pessoal,a nossa mesmo,a consciência,conclusão de cada um,o balanço do dia.Verdade dos outros,pontos de vista alheios,construtivos ou destrutivos,conselhos,opiniões.

Pessoalmente prefiro ter a ciência desses pontos de vista alheios.Informação nunca é demais.Principalmente quando você está no centro da discussão/decisão.

Voltando ao processo da aceitação da verdade,dependendo do ponto de vista a sabedoria pode ser usada em dois casos.Primeiramente você demostra a evolução do seu espírito em aceitar o que foi lhe dito(em caso de opiniões boas)ou em tirar as mãos do pescoço da pessoa que te falou(em caso de criticas).
Hipocrisia falar que as criticas não te abalam.Claro que abalam,somos feitos para sermos amados,quando surge uma critica ,automaticamente o aviso de "vc não está agradando" soa .É melhor receber uma dessas diretamente do que saber de fofocar.Raiva dá e passa (as vezes),vencer esse sentimento requer muita força de vontade.

Depois de tudo isso,o aprendizado com o erro pode aparecer.Depende de cada pessoa ,é claro, nada aqui é exato, nem eu sou exata.

Momento filosófico

Nenhum comentário:

Postar um comentário