Página

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Fobias


Quem nunca sentiu medo?Falaremos disso nesse post.
O medo é uma resposta natural do organismo É encarado como uma auto-defesa por muitos cientistas.Até tudo ok.Encararemos o lado científico da coisa.

Agora existe diferença entre medo e fobias?
Sim.

Explicarei a seguir:

Medo:Sentimento de auto-preservação com variantes físicas como o aumento da adrenalina entre outras substâncias preparatórias para o ataque ou defesa.
Fobia:O medo persistente, excessivo e irreal de um objeto, pessoa, animal, atividade ou situação.

Há três tipos principais de fobia:
· Fobia Específica (fobia simples) – Neste tipo, as pessoas podem temer certos animais (como cachorros, gatos, aranhas ou cobras), pessoas (palhaços, dentistas, os médicos), ambientes (lugares escuros, tempestades, lugares altos) ou situações (viajar de avião ou de trem, por estarem em um espaço limitado).
· Fobia Social (desordem de ansiedade social) – Neste tipo as pessoas têm medo de situações sociais onde elas possam ser humilhadas, envergonhadas ou julgadas pelos outros. O medo pode ser limitado ao desempenho, como dar uma conferência, concerto ou apresentação empresarial. A pessoa fóbica evita muitas situações sociais, como comer em público ou usar um sanitário público.
· Agorafobia – Medo de estar em lugares públicos onde seria difícil ou embaraçoso sair subitamente. Uma pessoa com agorafobia pode evitar ir a um filme ou a um concerto, ou viajar em um ônibus ou trem. Em muitos casos, ela também tem repetidos e inesperados ataques de pânico (medo intenso e uma variedade de sintomas físicos incômodos como tremer, ter palpitações, ter sudorese intensa e rubor facial).

A maioria dos sintomas são relacionados com a anciedade como :
tremores, palpitações, sudorese, falta de ar, vertigem, náuseas ou
evitação do objeto, atividade ou situação que ativam a fobia .

Elas desenvolvem-se na fase adulta e requer um acompanhamento médico.
É muito fácil aguém se considerar fóbico,mas nada como um especialista (psicólogo/psiquiátra)para diagnosticar corretamente.


Nunca fui em um mas depois de ler vários artigos acredito que minha coulrofobia está num grau minimo,comparado a outras pessoas.=)

Nenhum comentário:

Postar um comentário