Página

quarta-feira, 7 de março de 2012

Vamos à Feira

Feira Livre!
A quanto tempo não vou em uma....


Bem,ir à feira não era um evento comum na minha infância.Era um evento esporádico,motivado com a entrada extra do dinheiro.Agora sinceramente não sei que dia as feiras livres foram organizadas,porque segundo os meus conhecimentos, em SP as feiras deveriam acontecer apenas num determinado dia da semana.
Na minha época as melhores eram aos domingos e nas sextas.
Lá ia eu pegar a sacola de feira(duas por sinal) que até hoje está intacta sendo que elas já existiam antes do meu nascimento e  esperar para irmos à feira.
Ao chegar era um tumulto.Minha mãe,sempre metódica,ia fazendo um corredor por outro,driblando vendedores e consumidores,principalmente os distraído que ficavam empacados no caminho.Se quiser treinar a sobrevivência em ônibus o estágio deve ocorrer nas feiras livres.Sacoladas,empurrões,muitas pessoas num espaço pequeno e abafado,geralmente num calor de matar.
Uma coisa que eu via demais era os furtos.Os próprios consumidores furtavam legumes e principalmente frutas no momento que encostavam nas barracas e ao menor relance distrativo do feirante, lá iam laranjas e limões para a sacola ou carrinho.
Eis uma praga das compras.Quem nunca teve o pé esmagado por um carrinho de feira?
Absurdo não ter cuidado com este instrumento de tortura num aglomerado de pessoas.


O melhor de toda esta maratona era o clássico pastel de feira.Pizza,carne e queijo acompanhados comum copo de caldo de cana gelado e geralmente com gotas de  limão.Chega deu vontade.Hmmmmm


O que eu aprendi? Escolher verduras,frutas e alguns legumes.Ainda não peguei a técnica da escolha da melancia.Também passei a observar a dinâmica do fim e feira,de pessoas que precisavam dos alimentos e que muitas vezes pegavam os que sobravam,eram dados pelos feirantes ou vendidos a preços muito baixos.Mesmo que a gente não precisasse ir no final da feira,me lembrei das histórias do meu tio que na sua infância pediu alimentos e foi ajudado por um feirante que provavelmente não queria ver o estoque estragar mais ainda.


Admiro este trabalho dos feirantes.Acordar cedo, ir no Ceasa, montar a banca, vender e principalmente, ter uma boa garganta pra inventar cantigas, rimas que fazem um marketing totalmente efetivo.


A única coisa desagradável é a sujeira que fica depois das feiras.Pelo menos no meu bairro sempre ficava algum resíduo.Mas acho que agora deve estar bem melhor.


Ah lembranças da minha vida ~.~


Moment of Brisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário