Página

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Noticias inesperadas

Quando acontece o acontecimento do ano e só você tem o poder de transmitir essa noticia,o momento da fla deve ser previamente enriquecido para completar o espetáculo.
Já vi muitas pessoas contando noticias de uma maneira tão brochante...Causos que poderiam ser debatidos,divulgados,tornaram-se corriqueiros e sem importância.Boatos fuleiros conquistaram a fama e a transmissão com altas proporções que viram noticia por anos.
Tudo depende da comunicação do envolvido.Perceba a entonação de alguem que vai te falar um causo.Começa com o (no caso de mulheres)
-Meninaaaaaa.....
Observe a entonação da ultima letra,ela será mais forte,o que quer dizer:
-Ei presta atenção no bafão que eu tenho pra te contar.
Nisso vem a próxima parte do dialogo.
-Você não sabe o que aconteu!!
Agora o ouvinte faz a cara de paisagem e solta o clássico:
-O quê?
Os olhos se arregalam,a audição se aprofunda e seu cérebro se prepara para a captura das novas informações.
O momento de falar a noticia requer cuidado.Você pode falar com um resumo ou enriquecer com os detalhes.A segunda opção é sempre a mais escolhida.
-Lembra da afilhada da Juriclece?A filha da Joana?Aquela doidinha que ficava fumando por ai.Pois é,menina ela fugiu com um cara rico,solteirão enriquecido,só pode ser golpe do baú.
-Sério?
Responder com outra pergunta,nesse caso significa,calma que eu to memorizando tudo.
Pronto,a noticia já foi dada,com todas as nuances de uma boa transmissão.
Outra ocasião dificl é noticiar alguem da morte de um parente.Ao meu ver,a sinceridade é fundamental ,mesmo porque em casos de um forte vinculo afetivo coma vítima,a outra pessoa já sente a sua partida.O silêncio em respeito a situação também é bem vindo.Ficar com aquilo" Foi tão novo""Descansou agora""Está com os anjos" não irá fazer sentido para os que ficaram e que amam o parente que se foi.Até a aceitação da perda ocorrer,isto é ,o processamento da informação que o seu ente querido não voltará mais,qualquer palavra ou atitude pode ser o estopim para brigas, magoas e outros desentendimentos.






Falem com o seu coração pois as palavras tem mais poder do que a gente imagina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário