Página

sábado, 10 de julho de 2010

Tique nervoso

Isso me dá.... Tique ,tique..
bem,chega dessa musiquinha que o Bonde da Stronda destruiu e vamos direto ao assunto..


O que é um tique nervoso?
A origem do tique nervoso pode ser diversa: fator genético, trauma ou alteração no sistema nervoso central.

Os tiques nervosos são definidos como movimentos involuntários e repetidos por centenas de vezes pela pessoa. Os mais comuns, piscar os olhos, balançar a cabeça ou virá-la para trás, estalar os dedos ou contorcer a face como se estivesse fazendo caretas podem gerar situações engraçadas para o outro, mas constrangedoras para quem tem o problema.
Existem relatos de pessoas que passaram por quadros depressivos, isolamento, baixa autoestima e dificuldades de socialização em ambientes mais restritos, como no próprio local de trabalho, devido à necessidade de manifestar seu cacoete e este hábito se tornar incontrolável.
Os tiques, atualmente, já são diagnosticados e diferenciados por meio de um exame clínico. Também podem ser classificados pela medicina com o mesmo parâmetro dos Transtornos Obsessivos-Compulsivos, TOC. Ambas as doenças, o TOC e o tique, caminham quase juntas, como confirma a pesquisa realizada pela psiquiatra Ana Hounie, da Universidade de São Paulo. Cerca de 30% das pessoas que têm TOC apresentam também tiques e em torno de 10% dos pacientes que sofrem de distúrbio neurológico, a síndrome de Tourette, possuem tique nervoso







A primeira vez que eu vi um tique nervoso foi constrangedor.Meu vizinho,quando ficava nervoso ,começava a piscar.Eu não sabia.Teve um dia que ele veio na minha casa trazer uma carta e eu estava brigando com a minha irmã.Sei que ele começou a piscar discretamente.Na minha cabeça o pensamento safado,sem vergonha estava em pleno vapor afinal ele é casado.Quando ele foi embora,lá vou eu reclamar com a minha mãe.Ela me explicou a história e deu muita risada da minha cara.
Imaginem,se um marido neurotico e fortão estivesse no meu lugar?
Deve ser complicado ter um ato involuntário porque no fundo acaba sendo contrangedor.
Igual a uma entrevista queeu vi,relatando o ponto de vista de um gago estava se saco cheio com as pessoas que tentam completar a frase tipo:
- Eu fui na pa..Pa..Pa
-Padaria?
-Pa...Papelaria.


Segundo a grande fonte de sabedoria,a Internet,os tiques nervosos tem cura.Será que eu estaria salvando uma vida indicando um tratamento para o referido senhor piscante?
Hmm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário