Página

sábado, 7 de janeiro de 2012

Ritual de passagem para o além

Me deparei com esta situação  recentemente. Participei de uma exumação ( ato de tirar a pessoa da sepultura ) mas não tive coragem de olhar o corpo a ser exumado.Não por falta de coragem e sim por respeito a um ser que teve o seu corpo e memória exposto.Odiaria ser exposta deste jeito para uma galera que estava ao redor do túmulo,mesmo que essa galera fosse a minha família. Olhar para os restos mortais é ter consciência da sua finitude.


Após isso,alguns valores meus foram modificados.Algo naquela mórbida cena me fez refletir sobre estes rituais de passagem.Decidi que não quero ser enterrada e sim cremada.Cinzas são impessoais.Acredito que seria menos doloroso para minha família observar uma urna do que ossos.


A morte continua sendo um dos tabus mais fortes da sociedade e seu ritual chega a ser no mínimo curioso.Em certos lugares do mundo o enterro sucede de um mini banquete para familiares e amigos,algo que na minha concepção seria indelicado mediante ao sofrimento da família. A configuração do velório em ter o corpo do falecido sendo o objeto de atração da cerimônia , a de enterrar o corpo em uma sepultura  sem deixar de adicionar o profundo incômodo da perda é aceitável no momento da despedida.Só que continuo acreditando na possibilidade de uma humanização nesses momentos, tanto para os familiares,amigos e o falecido.Incrível que até este ritual passou a ser automatizado.Vou descrever a minha última experiência:


  • Velório
  • 30 min antes do horário estabelecido:orações finais
  • Aparecimento do assistente funerário e condução do corpo a sepultura
  • Enterro
Isso numa escala produtiva...(teve 2 enterros no mesmo dia).Padronização até na morte.
Sei que é ter uma funerária é um negócio no entanto fiquei incomodada com o confronto que tive com esta realidade.


Não sei se este post irá fazer diferença na sua vida .  O que eu gostaria é este tema despertasse uma reflexão sobre este assunto que um dia chegará a nossa incumbência de diversas maneiras,sendo com amigos,conhecidos  ou com você próprio.


Moment of Brisa


PS;Este artigo de filosofia é legal,mostra o conceito da morte para diversas sociedades


http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/filosofia/filosofia_trabalhos/mortediferentessociedades.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário