Página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Os mistérios da Mitocôndria

Eu passei todo meu ensino médio sem conhecer uma mitocôndria. Não me lembro de uma aula específica sobre isso durante toda minha vida escolar. Para quem não me conhece, já percebeu que não fiz cursinho ou ensino particular porém poderia ter buscado outras fontes de informação.Nunca me interessei por esta parte da biologia até que....

Bem este post não é lógico.Só decidi escrevê-lo por causa de um Kiwi

Tenho um kiwi na fruteira e quando olhei para ele vi logo uma mitocôndria.Amor a primeira vista ou trauma de professores passados,enfim nada se compara ao espetáculo da natureza.
 Eu ainda gostaria de entender como os cientístas dos séculos passados descobriram estes pilares da ciência.Mitocôndrias,néfrons,vacinas e teoria da relatividade....Acho que tudo realmente provém de um estado xamanistico encarnado em algum psicotrópico alucinógeno.Isso rende muito assunto ainda.

Albert Claude,George Palade e Christian de Duve, foram os pais da descoberta da mito.Não vou inumerar as funções dela mas falarei bem por cima.Ela é uma bateria que transforma o nada (uma substância química como por exemplo a glicose) em energia. A energia é conhecida por ATP (Trifosfato de Adenosina) que é usada por tudo,para fazer tudo no organismo.A mito também particia do ciclo de Krebs(via metabólica que "faz" a maior parte dos ATP's),outra genialidade xamanica que vem dando certo.
Observem que o kiwi e este esquema se parecem.A mesma cor,o mesmo formato...Hmmm

E o mais sinistro,elas tem DNA próprio.

Sim...Outro DNA.Uma organela com outro DNA.Isso é igual a um país com dois presidentes.Cara quase caí da cadeira quando ouvi que para saber se a mãe é a genitora de um filho em casos de dúvida de maternidade ,os cientístas usam o DNA mitocondrial pois o filho recebe este código da mãe.Mistérios...                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
Só descobrindo o poder do estudo e das confabulações do séculos passados para ter a noção da maravilha que está sob nossos olhares.Hoje senhores,dedico este espaço a este tema sitado apenas em vestibulares e universidades e tão desconhecido da população geral.VIVA!!!


Depois disso sinto que minha professora de bioquímica deve estar se revirando provavelmente em alguma sala de aula por ai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário