Página

domingo, 15 de maio de 2011

Bullying

Incrível que é só colocar um nome em ingles numa coisa mais conhecida do que bala de hortelã que o assunto vira a moda do momento.
O tema é grave e digo que gosto dessa repercussão que está tendo.
Segundo o artigo cientifico do Scielo proveniente do Jornal de Pediatria (2005), o bullying inicia de alguém que se acha superior, que agride os inferiores tanto fisico quanto psicológicamente.A vítima pode vir se tornar um agressor no futuro ,completando um ciclo sem fim ou sofrer muito,entrar em depressão e ser inseguro,trazendo consequências graves na vida adulta.

O legal é que a "normalidade" dessa agressão que anteriormente vigorava na mentalidade dos pais e educadores foi quebrada.Não que ninguém possa ser ofendido pelos outros.As vezes é melhor sofrer um pouco e aprender a se defender do que ser um covarde para sempre.Sofrer um pouco e não ser perseguido sem dó como vemos em diversos videos pela internet.

Já sofri com isso,por um lado aprendi a me defender mas por outro me trouxe magoas infundadas e que foram dificeis de serem quebradas.O clássico quadro nerd aliado ao meu peso aumentado foi decisivo na interação escola/sociedade.Aprendi a me valorizar pelo que eu sou,por ser diferente do esterótipo que vigorava.Continuo fora dos padrões magérrimos e mesmo assim estou feliz comigo.
Ganhei força ao perceber que cada particularidade é especial.Minhas amizades me ensinaram mais do que isso.Agradeço muito pelo fator da diferença em relação ao grupo em que estávamos ter nos unido e despertado uma verdadeira amizade.

Tudo tem solução,basta querer encontrá-la.

Momento of brisa

Vaidade Infantil

Quem nunca viu Pequena Miss Sunshine que atire a primeira pedra.O filme é otimo porém me preucupa essa exposição a vaidade logo na primeira infância.
Se a criança gosta de tais eventos,acredito que vale a pena estimular esse desejo porém a partir de uma certa idade.Criança tem que ser criança e não um mini adulto focado na beleza exterior.Valorizar a vaidade ao invés de outros comportamentos podem ser destrutivos.Formar adultos fúteis e inseguros é a necessidade da nossa cultura?

Alguns pais se realizam através da imagem dos filhos.Afinal eles que fizeram né?Gastam dinheiro apenas para mostrar ao mundo o quão belo é o filho deles.Cada um faz o que quer com o dinheiro e com a educação dos filhos mas tomar cuidado é sempre importante.
Quando eu era pequena,lá pelos meus três anos, uma agência pediu um book para minha mãe.Queriam que eu estrelasse um anúncio publicitário.Ela não quis e anos após me revelou o tal motivo.O biotipo da nossa familia é bem comum,e nada parecido com os das modelos.Segundo ela,entrar neste mundo me faria mal ao perceber as mudanças do meu corpo em detrimento ao que se esperavam de mim.
Mamis acertou em cheio.Se eu tivesse seguido esta carreira talvez num estaria aqui e sim em um local restrito, tomando psicotrópicos fortes.
Alguns tem sorte na carreira mirim.Angelica começou bebê e com seu talento conquistou um espaço bom e marcante,desenvolvendo sua carreira.
Talvez confundir um talento infantil com o desejo dos pais é o erro que mais me desperta cautela.é uma bomba que pode explodir com o estimulo negativo desse mundo da mídia.

Ainda bem que não sou psicóloga

quinta-feira, 12 de maio de 2011

balas de melão

Balas de melão.Agora a moda é melancia.Oque será do nosso futuro?
Sou da época em que as coisas levadas para a escola resumiam-se em doces. Era uma febre, todos tinham que gastar um dinheiro comprando as balas.

 Essas balas cortam a lingua e nem são tão gostosas assim. Anteriormente a bala de limão,a modinha compunha-se dos pirulitos pop ou de três corações.

O sonho mesmo de toda criança era ter o famoso pirulito do Chaves (sem trocadilhos tá gente).

Doce gosto da infância